Colégio Selectus ENTRE AS MELHORES

Entre as 16 melhores escolas do Distrito Federal, o Colégio Selectus se posiciona no pódio das melhores escolas do país. O Diretor José Maria do Selectus conta esse caso de sucesso

Não é novidade que o Colégio Selectus em pouco tempo conquistou um lugar no meio dos grandes. O sucesso é indiscutível: são alunos em universidades públicas em cursos de ponta, medalhas em olimpíadas de conhecimento, alunos lendo aos cinco anos de idade. O Diretor José Maria é pedagogo, graduado em Letras e pós-graduado em gestão escolar, e atuou como advogado durante 20 anos em Brasília. Ele é atualmente o mantenedor do Colégio Selectus e nos conta um pouco desse sucesso.

Jornal do Selectus: Qual é o segredo por trás de resultados tão positivos?

Dir. José Maria: O segredo é servir bem! É envolver um bom capital humano, uma boa estrutura, um bom material didático e um bom quadro de alunos em direção de um objetivo comum, uma boa educação. Minha meta pessoal é servir uma boa educação a um preço justo. A meta da empresa é servir um bom lugar para estudar e para trabalhar. Então o segredo é servir bem.

Jornal do Selectus: Qual é a maior dificuldade?

Dir. José Maria: A maior dificuldade é concorrer com grandes nomes do Distrito Federal tendo que praticar mensalidades acessíveis. Manter um professor de alto nível no Selectus custa caro, e os concorrentes do Distrito Federal possuem maior vantagem, pois podem cobrar mensalidades maiores. Nossos professores são bastante competentes, dedicados e motivados. Muitos acabam saindo do Selectus para escolas no Distrito Federal ou passam em concursos. Alguns que não se adaptam ao nosso padrão e à exigência de nossos alunos acabam saindo. Estamos sempre dando oportunidades para outros professores, que chegam e mantêm a qualidade, mas priorizamos ficar com nosso quadro de professores.

Jornal do Selectus: Qual é a perspectiva para o futuro do Selectus?

Dir. José Maria Viver no futuro causa ansiedade. A gente vive o presente com metas. E a nossa meta é chegar no Distrito Federal e praticar valores justos também. Nesse momento, estamos recuperando as perdas da pandemia. Perdemos alunos, houve alta inadimplência. Com muito esforço mantivemos a contabilidade do colégio saudável, uma verdadeira responsabilidade fiscal. Muitas escolas no Brasil fecharam. Alunos, pais e funcionários estavam descrentes, mas mantivemos a marcha. Nunca desanimar é o lema.

Jornal do Selectus: Que novidades vêm por aí?

Dir. José Maria: Uma das novidades é esse jornal para a comunidade de Águas Lindas. Nele buscaremos falar de política com o Executivo e com o Legislativo do município. Falaremos de problemas sociais, daremos espaço para os cidadãos que nos buscarem. Os estudantes e professores, do Selectus ou não, terão espaço para elaborarem suas matérias. Será uma ferramenta de comunicação para todos. Nesse início nossa tiragem será de 3.000 exemplares, mas imaginamos 10.000 exemplares quando estivermos com as empresas e os cidadãos mais envolvidos. Outra novidade é o nosso Infantil Integral. Era um pedido constante dos pais. Vamos ver se teremos a procura que viabilize o investimento.

Jornal do Selectus: Alguma mensagem de fim de ano?

Dir. José Maria: Gostaria que todas as crianças do município de Águas Lindas tivessem uma boa educação e conseguissem competir com os melhores alunos de Brasília, mas isso é só um sonho, nós do Selectus vamos por aqui fazendo nossa parte. Desejo a todos um feliz natal e um ano de 2022 com muita saúde, paz e prosperidade.